Cuidados com idosos com incontinência urinária é uma questão muito relevante para quem atende esse público e envolve muito mais que técnica, exige muito de afetividade e compreensão por parte do cuidador.

Incontinência urinária significa que uma pessoa vaza a urina por acidente. Embora possa acontecer a qualquer um, a incontinência urinária é mais comum em pessoas idosas, especialmente mulheres. A incontinência geralmente pode ser curada ou controlada.

O corpo armazena a urina na bexiga e durante a micção os músculos da bexiga se apertam para mover a urina para um tubo chamado uretra. Ao mesmo tempo, os músculos ao redor da uretra relaxam e deixam a urina sair do corpo, mas quando os músculos não funcionam como deveriam a urina pode vazar. A incontinência geralmente ocorre se os músculos relaxarem sem aviso prévio.

Causas da incontinência urinária

A incontinência pode acontecer por vários motivos. Por exemplo, infecções no trato urinário , infecção vaginal ou irritação, constipação . Alguns medicamentos podem causar problemas de controle da bexiga que duram pouco tempo. Quando a incontinência dura mais tempo, pode ser devido a:

  • Músculos da bexiga fraca
  • Músculos da bexiga hiperativa
  • Músculos do assoalho pélvico fracos
  • Danos aos nervos que controlam a bexiga de doenças como esclerose múltipla, diabetes ou doença de Parkinson.
  • Bloqueio de uma próstata aumentada  em homens
  • Doenças como artrite, que dificultam o acesso ao banheiro a tempo.
  • Prolapso de órgãos pélvicos, que é quando os órgãos pélvicos (como a bexiga, o reto ou o útero) saem do seu lugar normal para a vagina. Quando os órgãos pélvicos estão fora do lugar, a bexiga e a uretra não são capazes de funcionar normalmente, o que pode causar o vazamento de urina.

Tipos de incontinência urinária

Há diferentes tipos de incontinência:

  • A incontinência de esforço ocorre quando a urina vaza à medida que ocorre pressão na bexiga, por exemplo, durante o exercício, tossir, espirrar, rir ou levantar objetos pesados. É o tipo mais comum de problema de controle da bexiga em mulheres mais jovens e de meia-idade. Pode começar na época da menopausa.
  • A incontinência de urgência acontece quando as pessoas têm uma necessidade súbita de urinar e não conseguem segurar a urina por tempo suficiente para ir ao banheiro. Pode ser um problema para pessoas que têm diabetes , doença de Alzheimer , doença de Parkinson , esclerose múltipla ou acidente vascular cerebral.
  • A incontinência por transbordamento acontece quando pequenas quantidades de urina vazam de uma bexiga que está sempre cheia. Um homem pode ter problemas para esvaziar a bexiga se uma próstata aumentada estiver bloqueando a uretra. Diabetes e lesões na medula espinhal também podem causar esse tipo de incontinência.

Caso não se sinta preparado há a possibilidade de contratar um profissional experiente para os cuidados com seu ente.

A Keep Home é uma agência de cuidador de idosos que conta com profissionais capacitados para cuidar bem de seu ente querido, localizada no Rio de Janeiro. Visite nosso site e conheça nossos serviços!

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *