Cuidado com idosos acamados é um assunto que gera muita preocupação em quem se torna responsável pela tarefa.

Cuidar de alguém que necessita de um atendimento especial acarreta muitas responsabilidades por parte do cuidador, que por vezes, precisa estudar e se munir de informações sobre o tema.

Os cuidados com os idosos acamados são muito específicos e precisam ser seguidos de forma metódica para garantir bons resultados para o paciente.

Estar acamado é uma situação que coloca o indivíduo mais velho em condição vulnerável e por isso, ter uma pessoa preparada para exercer essa função é de extrema importância!

O respeito é algo que não pode faltar no relacionamento do cuidador com o paciente. Um convívio tranquilo e respeitoso gera um ambiente agradável e sadio para o idoso, que se refletirá na sua saúde.

Não é por estar doente que o idoso deve ser tratado de forma impessoal. Chamá-lo pelo nome,  fazer perguntas sobre assuntos que sejam agradáveis para ele e, principalmente, deixá-lo falar é algo fundamental para a regulação emocional dele!

Em alguns momentos o idoso pode se sentir como um fardo para aqueles que cuidam dele, nesse momento é importante demonstrar que cuidar não é um fardo, mas uma forma de manifestar carinho por alguém especial!

Pacientes acamados: cuidados regulares

Por ter que permanecer a maior parte do tempo deitado, o paciente acamado precisa de um colchão especial para evitar o aparecimento de úlceras por pressão. Essas lesões surgem pela falta de rotatividade na posição do paciente. O cuidador de idosos precisa mudar a posição do atendido durante o dia para evitar o aparecimento dessas lesões.

A higienização das roupas pessoais e de cama precisa ser realizada com muito cuidado e atenção. Passá-las antes de colocar em uso é recomendável.

Preservar o idoso na hora do banho. Ninguém gosta de ser exposto nu aos olhares das pessoas. O paciente pode estar acamado,mas a preservação de sua intimidade deve ser priorizada sempre!

Usar bons produtos de higiene e cuidado. Manter os cuidados como: hidratação da pele, cuidados com os cabelos e unhas são fatores positivos para a autoestima do ancião e isso é muito relevante!

Os cuidados com idosos acamados são muito pontuais e, se seguidos à risca, garantem a saúde e o bem estar não só do idoso, mas de todos que convivem com ele.

Tratar de um idoso requer uma postura responsável e tranquila para que o atendido possa receber o tratamento adequado, refletindo assim em seu exterior.

Um atendimento profissional garante ao atendido um cuidado eficiente e uma rotina satisfatória, por isso contratar um cuidador profissional pode ser a melhor opção para a família.

Na hora de cuidar de alguém especial não se deve pensar em despesas e sim no quanto é importante fornecer um cuidado apropriado para o seu idoso. Economizar nesses momentos não é um bom negócio!

Caso não se sinta preparado há a possibilidade de contratar um profissional experiente para os cuidados com seu ente.

A Keep Home é uma agência de cuidador de idosos que conta com profissionais capacitados para cuidar bem de seu ente querido, localizada no Rio de Janeiro. Visite nosso site e conheça nossos serviços!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *