Quanto custa um cuidador de idosos? O envelhecimento da população exigiu uma resposta eficiente em relação aos cuidados com a população da terceira idade e nesse cenário, a figura do cuidador de idosos surge como a solução para um dia a dia mais seguro para os pacientes maduros.

Pacientes idosos apresentam algumas características que precisam ser entendidas e trabalhadas de maneira à ofertar uma rotina adaptada e satisfatória ao atendido. Ter um profissional por perto confere uma vida mais tranquila para o idoso e sua família.

Os perfis das famílias mudaram e isso acarretou uma cobrança por parte da sociedade em relação aos serviços disponíveis no mercado. Saber quanto custa um cuidador de idosos não fazia parte das preocupações das pessoas há algum tempo atrás, mas hoje é uma realidade incontestável para muitas delas!

A modernidade trouxe melhoria na qualidade de vida das pessoas e isso aumentou a permanência das pessoas no mercado de trabalho e a diminuição considerável no número de filhos. Uma família com filho único, por exemplo, se vê impotente quando precisa cuidar de um ente da terceira idade e por isso, a opção de contratar um cuidador de idosos é a escolha mais acertada.

O serviço de acompanhante de idosos, por muito tempo foi exercido pelas empregadas domésticas, que se revezavam entre os cuidados com a casa e o idoso, mas o surgimento do profissional de home care veio para preencher essa lacuna. Cuidar de um paciente idoso não deve ser visto como algo irelevante,pois a saúde do atendido pode correr riscos, caso não haja alguém especializado no comando.

Contratar um cuidador de idosos é um passo que deve ser tomado cercado de cuidados para evitar transtornos futuros. O profissional cuidador não fornece um serviço médico, ele atua como acompanhante, ajudando nas atividades diárias para que o paciente tenha segurança e tranquilidade em sua rotina. Uma conversa no meio da tarde, um passeio pela vizinhaça ou a leitura compartilhada de um bom livro são opções de atividades que podem tornar a vida do atendido mais prazerosa e produtiva.

Uma queixa comum entre os pacientes idosos é o fato de se sentirem sozinhos e sem atividades ou passatempos. Um bom cuidador consegue analisar o perfil do atendido, assim como suas preferências para estimulá-lo a realizar aquilo que for saudável e adequado para a idade.

Responsabilidades de um cuidador

O trabalho de um cuidador envolve uma gama de tarefas importantes para o bem estar do paciente, por isso a contratação de um profissional qualificado deve acontecer baseada em transparência e honestidade, além do conhecimento das certificações necessárias. Uma agência de cuidadores de idosos pode ser a resposta mais acertada nesse momento por fornecer toda a garantia em relação ao contratado.

Entre os serviços que devem ser prestados pelos cuidadores estão: acompar a alimentação do paciente observando a dieta prescrita, cumprir os horários da medicação, cuidar da higiene pessoal do paciente, acompanhar os passeios cuidando para que não sofra nenhum acidente ou seja vítima de algum tipo de violência. Dentro de casa o trabalho continua, com a atenção aos movimentos e a passagem pelos cômodos.

Os pacientes que têm doenças mais graves e, consequentemente, necessitam de um atendimento mais regular, podem encontrar na agência de cuidadores de idosos a opção mais adequada para a demanda. A escolha por um cuidador folguista, noturno ou plantonista vai depender do quadro do paciente a ser atendido e por isso, uma entrevista prévia é realizada para que a família possa ser informada da opção correta.

Quanto custa um cuidador de idosos?

Saber quanto custa um cuidador de idosos é fator importante, mas o valor não deve ser considerado decisivo na hora da escolha final. Contratar um profissional para cuidar de um parente ou familiar requer algumas análises e interpretações que não podem ser mensuradas em moeda corrente.

O tipo de necessidade do idoso vai definir qual a melhor opção de contratação. Algumas empresas oferecem um pacote profissional completo assumindo a responsabilidade pelo serviço prestado, como a KeepHome. Os valores referentes aos serviços de uma cuidadora variam entre R$ 150,00 a R$ 6 mil mensal. O salário de um cuidador de idosos varia muito dependendo das solicitações do contratante, que pode exigir um profissional com uma habilidade fora da curva ou uma carga horária diferenciada, como no caso de pacientes que demandam cuidados 24 horas – inclusive nos finais de semana e feriados, por exemplo.

Ter em mente o tipo de cuidador que se deseja contratar é fundamental para uma prestação eficaz. O serviço de um cuidador de idosos atende à famílias que não têm condições de cuidarem sozinhas de seus parentes da terceira idade, inclusive quando esses apresentam limitações físicas ou distúrbios mentais. Para quem decide manter o idoso em casa, a contratação do cuidador será um investimento positivo e bastante satisfatório.

Vale reforçar as atribuições do cuidador:

  • Ter um nível acadêmico adequado – apresentar domínio de leitura, escrita e boa interpretação de texto.
  • Cuidar da segurança do idoso com atenção.
  • Cuidar da hidratação da pele, oferecendo água ao longo do dia. Trabalhar evitando o aparecimento de lesões, já que a pele do idoso é mais frágil.
  • Prevenir o surgimento de escaras. É comum, em idosos acamados, o aparecimento frequente desse tipo de lesão, ocasionada pela falta de mudança de posição no leito.
  • Cuidar do vestuário.
  • Administrar com atenção os medicamentos prescritos nos horários estipulados pelo médico.
  • Manter a higiene do idoso em dia, auxiliando nas tarefas de escovação dos dentes e cabelos, além da cuidar das unhas e depilações necessárias..
  • Auto controle em momentos mais difíceis. Saber manter a calma nos dias em que o idoso estiver mais agitado.
  • Estimular o lazer e a realização de atividades que tornem o paciente mais produtivo.
  • Comunicar aos familiares qualquer anormaildade ocorrida na rotina.
  • Buscar cumprir os horários, sem atrasos ou faltas.

Quando for contratar um profissional ou começar a pesquisa para saber quanto custa um cuidador de idosos, o cliente deve procurar o auxílio de uma agência especializada no serviço.

Quer saber como resolver tudo isso?

Entre em contato conosco

A KeepHome é Agência de Cuidador de Idosos que está sempre pronta para atender a sua solicitação com profissionais capacitados no cuidado como idoso!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *